A moda formal é autoritária e segue por linhas muito claras. Mas façamos uma exposição divertida sobre as tendências que tomam o ambiente social.

Textura e Cor

O terno permaneceu quase inabalável desde seu surgimento no guarda-roupa de Luis XIV. Atualmente é possível fazer ótimas escolhas com bom senso e um pouquinho de inovação.
Pensando em contrastes, podemos escolher texturas diferentes para o paletó, a camisa e a gravata. O contrário também é possível, reunindo todas as peças com a mesma textura, padronagem e cor, a exemplo da risca de giz ou o total black.
Não se preocupe em usar cores claras e pastéis para o dia e escuras e terrosas para a noite. Com toda certeza, o terno preto é uma escolha quase improvável para errar. Mas aproveite e experimente os tons de cinza, do chumbo ao prata, e cores como o cáqui e o azul royal.
Paletó

O tradicional de corte reto recebeu poucas modificações. Proporcionando uma silhueta harmoniosa, o modelo pode ter dois ou três botões. Aproveite e deixe o último aberto, assim você se permite andar com mais conforto.
O paletó ajustado é uma modificação feita pelo público jovem diminuindo dimensões na cintura e nos braços, deixando a barra mais próxima do quadril. É preciso experimentá-los com os botões fechados para perceber se o caimento adapta-se ao seu corpo e se não o distancia em dois hemisférios.
Camisa

Não há nada mais democrático. A camisa oferece um leque de tecidos e cores enorme. Os tecidos tecnológicos tendem a amassar com mais dificuldade.
Pode ser um elemento marcante se estampado em pequenos florais ou simplesmente contrastando com o terno e gravata de mesma cor.
A dica é usar uma camiseta por baixo, dificultando o resfriamento do corpo ao deixar um ambiente fechado como também evitando que o suor marque a camisa. Se o calor chegar, é só retirar a camiseta, borrifar seu perfume e aproveitar os dias de sol.

Gravata


Larga ou estreita (conhecida pelo estilo italiano), as gravatas dependem do humor de quem usa. O modelo estreito rejuvenesce o traje e pode ser usada sem paletó.
O formato borboleta ou muito curta fica para o smoking ou para uma grande descontração.
Outra opção é a gravata larga de comprimento médio. Atingindo um dedo acima do umbigo, este modelo aparenta estar “faltando alguma coisa”, mas deve entrar no mercado em breve.
Sapato

O modelo bico fino envernizado é uma boa opção para contrapor ao traje tradicional. Se você não é adepto de ser alvo de muitos olhares, pode optar pelo bico levemente quadrado em seus calçados ou apostar no bico fino sem verniz.
A popularidade da bota de cano curto usada com terno tem crescido muito. Lembre-se: você não precisará combinar as meias.
Tocando no assunto, não importa o modelo de sapato, escolha sempre meias confortáveis.

A elegância formal não se resume apenas à combinação do terno com a gravata. A casaca de cauda curta pode ser usada sem faixa ou gravata borboleta. A capa, eternizada pelo cinema americano, é uma ótima escolha. Protege as peças e ainda agrega uma imagem elegante conjuntamente a uma silhueta bem definida.
Em contato com todas as idades, a dica é explorar os detalhes. Adicionar um lenço estampado no bolso, uma maleta de detalhes em metal ou um relógio de pulseira larga.
Uma boa inspiração para quem ainda duvida que é possível se divertir e usar trajes sociais, é o movimento teddy boys.
Anúncios